segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

O que fazer após um mês de alimentação e horários desregrados?

Antes das recomendações desejo Feliz 2011 a todos e que a partir desse ano você possa colocar tudo o que precisa em prática e com isso o sucesso e a felicidade também vem juntos.

Para iniciar esse novo ano vamos começar cuidando da sua alimentação depois desta época de festas e “comilança”. E para você que está preocupado com somente com os quilos extras adquiridos, não se esqueça que saúde é fundamental para que possamos colocar nossas metas em dia. Mas será que temos como diminuir esses prejuízos causados pelo desequilíbrio na alimentação após as festas?

Por trás da mesa farta e saborosa se escondem vilões como o sal, a gordura, principalmente a saturada, e o açúcar, que no dia seguinte já demonstram os seus efeitos danosos. Por isso é muito comum acordarmos com cansaço, desconforto abdominal, gases, dores de cabeça e inchaços. Esses sintomas acontecem quando passamos da conta e há acúmulo de toxinas pelo nosso corpo atravancando o bom funcionamento do corpo. Então, como o estrago já está feito, o negócio agora e recuperarmos o corpo reajustando a alimentação, regulando os horários e voltando a atividade física.

Na semana seguinte as festas, de preferência a chás e sucos para ajudar a eliminar essas toxinas. As carnes brancas como peixe e frango, de preferência grelhados são ótimas opções de proteína magra. Invista também nas verduras, nos legumes e nas frutas,

Evite ao máximo frituras, carne vermelha, leite e derivados gordos (prefira os desnatados e queijo magros como cottage) e os carboidratos refinados. Esses alimentos são capazes de aumentar o acúmulo de toxinas e os efeitos que elas produzem no seu corpo.

Após a primeira semana vá incorporando bons hábitos alimentares aos poucos:

* Consuma mais água, chás e sucos naturais ou polpa. Mantenha a ingestão de água em no mínimo, 1,5 litros durante todo o dia.

* Invista nos sucos com folhas. Uma ótima opção são os sucos com couve, folha rica em clorofila, substância que ajuda o fígado no processo de desintoxicação, ou seja, manda aquela toxinas acumuladas embora.

* Corte refrigerante e as bebidas alcóolicas. Essas bebidas contém corantes e outras substâncias artificiais que prejudicam o processo de limpeza do seu organismo, mesmo as diets, lights, etc.

* Maneire no café. Deixe o café para depois da primeira semana, mas se for indispensável tome apenas uma xícara ao dia e nunca depois das 18:00h. A cafeína prejudica o processo de desintoxicação e pode diminuir o sono, contribuindo para o aumento de toxinas no seu organismo.

Essas mudanças são fáceis e ajudam você a incorporar bons hábitos gradativamente a sua alimentação. Fazendo aos poucos e respeitando seu corpo, você vai encontrar o equilíbrio e consequentemente vai recuperar a forma.

Boas Férias!

Alessandra Pinheiro
Nutricionista
CRN 951002112

Nenhum comentário:

Postar um comentário