quinta-feira, 16 de setembro de 2010

PORQUE CONTROLAR A FOME NO INVERNO?


No inverno temos a sensação de apetite aumentado, tudo que é mais calórico parece ser tentador e aquela feijoada, o chocolate quente, bolos, caldos recheados de bacon e outros embutidos parecem irresistíveis. Para piorar a situação, a preguiça e a cama quentinha de manhã parece que não nos deixa levantar para a prática de exercícios, e ao início da primavera os quilos a mais com certeza vão dar sinal e começa o desespero para recuperar os ganhos nesse período.

É bem verdade que no frio, o gasto energético é maior porque o corpo se esforça mais para manter a temperatura corpórea normal, porém esse aumento é inferior a 10% do nosso gasto calórico diário e esse aumento não justifica a ingestão excessiva de alimentos muito calóricos e gordurosos. Pior do que o ganho de peso é o prejuízo que podem causar ao nosso corpo quando consumidos freqüentemente. Se estes excessos perdurarem, pode levar ao aumento de gordura corporal, alterações nos níveis de colesterol, triglicérides, glicemia e inclusive elevação da pressão arterial, representando assim maiores riscos de problemas cardiovasculares.

Assim, o inverno não é desculpa para cair de boca nos doces, queijos, massas, feijoadas, etc. Procure não abandonar os legumes nesta época, consuma-os em soufles, purês, caldos e sopas magras, omeletes e sanduíches. As frutas são ricas em vitaminas e também não devem ser abandonadas, pois elas melhoram a imunidade, que fica mais vulnerável no inverno.

Sabe-se também, que no inverno há uma diminuição na produção de serotonina (substância que promove a sensação de bem-estar),levando a depressão e desânimo o que, muitas vezes, leva a pessoa a compensar nos alimentos mais calóricos, principalmente os doces e carboidratos em geral. Sendo assim, troque as guloseimas por 20 a 30g de chocolate amargo ou meio-amargo ou 01 porção de frutas oleaginosa (nozes, amêndoas, castanhas, etc) ao dia. Esses alimentos são ricos em substâncias benéficas e auxiliam na produção de serotonina.

Não esqueça da atividade física. Jogue a preguiça de lado e mantenha o ritmo de atividade física, com ela e a boa alimentação, você vai chegar a primavera saudável, bem disposta e pronta para o verão.


Alessandra Pinheiro
Nutricionista
CRN 951002112

Nenhum comentário:

Postar um comentário