terça-feira, 31 de maio de 2011

Sopas: Opções saudáveis e saborosas para o inverno!


O inverno é a estação do ano onde as pessoas mais cometem excessos na alimentação. Como as temperaturas são baixas e o corpo precisa gastar mais energia para manter-se aquecido, é comum que as pessoas sintam mais fome e consumam alimentos mais calóricos, o que pode se tornar uma verdadeira armadilha para a saúde e para a balança.
As sopas são ótimas opções para o inverno, é uma refeição que nos aquece, é nutritiva e pouco calórica, mas cuidado com as armadilhas. Sopas cremosas costumam levar queijos e creme de leite e algumas como creme de ervilha, caldo verde e outras, são recheadas com bacon, lingüiça, etc. Nesse caso elas vão aquecer, mas também vão mexer com ponteiro da balança, provocar má digestão e também podem elevar os níveis de colesterol se forem consumidas freqüentemente.
As sopas feitas com cereais integrais, legumes e proteínas vegetais ou carnes magras são de fácil digestão e boas fontes de vitaminas, minerais e fibras. Além de saciar e aquecer o organismo também ajudam a manter a hidratação.

Algumas sugestões para deixar as sopas saudáveis e nutritivas.

- Se for usar arroz ou macarrão, prefira os integrais;

- Depois de pronta, não se esqueça de regar com um fio de azeite extra virgem na hora de servir;

- Troque a manteiga e margarina das sopas por óleo de canola ou azeite comum, na hora de refogar;

- O caldo de galinha pode ser substituído por caldo de legumes ou por caldo de missô de preferência caseiros e não industrializados;

- O creme de leite pode ser trocado por creme de soja ou iogurte.

Alessandra Pinheiro
CRN 951002112

Nenhum comentário:

Postar um comentário