quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Programas e Benefícios para Gestantes


O Programa Gestante consiste em um trabalho direcionado especificamente para o período gestacional, respeitando os padrões fisiológicos, metabólicos, anatômicos e emocionais influenciados pelas alterações advindas da gravidez.

Toda futura mamãe quer continuar o cuidado com o corpo, mas também quer manter o equilíbrio e relaxar para levar uma gestação saudável e tranqüila.

Elas estão passando por um período especial e dinâmico em suas vidas, onde muitas vezes não reconhecem seu corpo e seus sentimentos. As atividades que tratam do corpo e equilibram nosso estado emocional são muito bem vindas para uma gestação saudável, feliz e tranqüila.

É possível, a escolha de diversos tratamentos como a yoga, meditação, drenagem linfática, banhos terapêuticos, watsu,   entre outros. Sempre lembrando, a necessidade de uma conversa e aprovação de um médico obstetra

Este programa visa – relaxamento, equilibro e melhora dos incômodos inchaços da gravidez, com fisioterapeutas capacitados e assim, sugerimos o seguinte:

- Limpeza de pele

- Hidratação Facial com fios de seda

- Hidratação das mãos e dos pés

- drenagem linfática específica para gestantes

- hidromassagem nos pés, para melhorar a circulação sangüínea da região

- Massagem relaxante diferenciada para gestante por causa das dores nas costa que podem surgir durante a gravidez.

- Banho à base de ervas - banho com ervas calmantes, refrescantes e desintoxicantes que deixam a pele macia, hidratada e com maior viço.

Uma sugestão para relaxamento no período de gestação são os exercícios de respiração:

- Deitada em um lugar confortável, com as pernas dobradas, relaxe a lombar.

Respiração torácica profunda

Expande-se o tórax na sua posição superior. Este é o padrão respiratório típico ao final da gestação. Deve-se praticá-la com pouca intensidade. É usada para conscientizar os padrões respiratórios.

Técnica: inspirar pelo nariz, lenta e profundamente, procurando, expandir somente o tórax.

Respiração abdominal

Expande o tórax na sua porção inferior. Pode favorecer com o rebaixamento diafragmático, prisões de ventre e estímulo das funções renais e intestinais. Favorece também o relaxamento.

Padrão respiratório que deverá ser adotado regularmente, principalmente em período de trabalho de parto, relaxando a gestante e melhorando sua oxigenação sanguínea

- Inspire pelo nariz lenta e profundamente, o umbigo sobe, e expire pela boca, o umbigo desce, fazendo uma massagem natural com a entrada e a saída do ar, sentindo o movimento na região abdominal e não torácica.

“É uma respiração sedativa, com efeito calmante e anti estresse. Pode ser feito quantas vezes quiser.”

Renata Rosane de Souza
Fisioterapeuta do Angakatu Spa
http://www.angakatuspa.com.br/
24 2465-0027 / 2465-2401

Nenhum comentário:

Postar um comentário